Deus Sorri Como Um Negrinho

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Flávio Silva Machado em Ter Jun 26, 2012 9:28 am

"Pirulito fora a grande conquista do padre José Pedro entre os Capitães da Areia."
- Capitães da Areia, 45ª edição, página 98.
A personagem Pirulito vive uma dualidade dentro de sua mente.
"Ele tinha jurado a Deus, no seu temor, que só furtaria para comer ou quando fosse uma coisa ordenada pelas leis do grupo, um assalto para o qual fosse indicado por Pedro Bala." - Capitães da Areia, 45ª edição, página 100.
Para fomentar a discussão, estão propostas as questões:

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
avatar
Flávio Silva Machado
Admin

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/05/2012
Idade : 28

Ver perfil do usuário http://capitaesdaareia.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus sorri como um Negrinho

Mensagem  Iago Cunha Araújo em Ter Jun 26, 2012 12:58 pm

1)
Ele achava que ao roubar, brigar nas ruas, xingar nomes, derrubar negrinhas no areal, e outras coisas, eles estariam sendo todos condenados ao inferno, por isso então tinha medo daquilo que fazia. Dai jurando a Deus, no seu temor, que só furtaria para comer ou quando fosse uma coisa ordenada pelas leis do grupo, um assalto para o qual fosse indicado por Pedro Bala.

2)
O sol é brando e claro, as flores desabrocham no jardim, vem uma calma e uma paz de todos os lados. Mas, mais belo que tudo é a imagem da Conceição com o Menino, que está na prateleira daquela loja de uma só porta. Na vitrina, quadros de santos, livros de orações em encadernações luxuosas, terços de ouro, relicários de prata. Mas dentro, bem na ponta da prateleira que chega até a porta, a imagem da Virgem da Conceição estende o Menino para Pirulito. Pirulito pensa que a Virgem está a lhe entregar Deus, Deus criança e nu, pobre como Pirulito. O escultor fez o Menino magro e a Virgem triste da magreza do seu Menino, mostrá-lo aos homens gordos e ricos. Por isso a imagem está ali e não se vende. O Menino nas imagens é sempre gordo, um ar de menino rico, um Deus Rico. Ali é um Deus Pobre, um menino pobre. Ele dá um passo. Dentro da loja só uma senhorita espera os fregueses, pintando os lábios com uma nova marca de batom. É facílimo levar o Menino. Pirulito estende o pé noutro passo, mas o temor de Deus o assalta, E fica parado, pensando. Só ele viu que o Menino tinha fome e sede, tinha frio também e quis levá-lo. Mas não tinha dinheiro e tampouco tinha o costume de comprar as coisas. E com certeza foi a Virgem, sim, foi ela quem com que a senhorita entrasse pela cortina que tem no fundo da loja e a deixasse sozinha. Sim, foi a Virgem, que agora estende o Menino para Pirulito o quanto podem seus braços e o chama com sua doce voz: -- Leve e cuide dele... Cuide bem... Pirulito avança. Vê o inferno, o castigo de Deus, suas mãos e cabeça a arder uma vida que nunca acaba. Mas sacode o corpo como que jogando longe a visão, recebe o Menino que a Virgem lhe entrega, o encosta ao peito e desaparece na rua. Não olha o Menino. Mas sente que agora, encostado ao seu peito, o Menino sorri, não tem mais fome nem sede nem frio. Sorri o Menino como sorria o negrinho de poucos meses quando se encontrou no trapiche.


avatar
Iago Cunha Araújo

Mensagens : 14
Data de inscrição : 04/06/2012
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Milene Gabrielle em Ter Jun 26, 2012 2:32 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
O duelo de conciência de Pirulito era que ao mesmo tempo que era um ladrão, era também um cristão. Ficava pensando que apesar dos Capitães da Areia furtarem, brigarem nas ruas, eram boas pessoas e que faziam aquilo porque não tinham casa e nem pais. Mas às vezes, Pirulito pensava em Deus, e que os Capitães da Areia iriam para o inferno por fazer o que faziam. Então ficava à pensar nessas duas situações.

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Era um belo dia, e Pirulito andava pela cidade, até que viu em uma prateleira de uma loja a Conceição com o Menino. Pirulito se impressiona com a imagem, porque em todas outras que ele vira, o menino levantado pela virgem, sempre era gordo e feliz, que fazia pensar que era um menino rico. Mas aquela imagem era diferente, pois o menino levantado pela virgem era magro e triste, fez com que pensasse que era um menino pobre. Isso atraiu a atenção do Pirulito, que via que a Virgem estava o entregando à Pirulito, e ele ficou em dúvida, se levaria ou não; não queria levar porque seria um furto, mas ao mesmo tempo sentia que o menino da imagem precisara dele.

Milene Gabrielle

Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/06/2012
Idade : 20
Localização : Abaeté

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Deus sorri como um negrinho

Mensagem  Cecília Lopes em Ter Jun 26, 2012 6:31 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito tinha medo de pecar, sabia que Deus era justo e que podia condena lo. Achava que ao roubar, brigar nas ruas, xingar nomes, derrubar negrinhas no areal, e outras coisas, eles estariam sendo todos condenados ao inferno.Com isso, pensava muito antes de agir, evitava ao máximo, mais os era difícil, pois viviam de furtos.
2)Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
O sol é brando e claro, as flores desabrocham no jardim, vem uma calma e uma paz de todos os lados. Mas, mais belo que tudo é a imagem da Conceição com o Menino, que está na prateleira daquela loja de uma só porta. Mas dentro, na prateleira que a imagem da Virgem da Conceição estende o Menino para Pirulito. Pirulito pensa que a Virgem está a lhe entregar Deus, Deus criança e nu, pobre como Pirulito. O Menino nas imagens é sempre gordo, um ar de menino rico, um Deus Rico. Ali é um Deus Pobre, um menino pobre, igual a Pirulito . E esta o oferece Pirulito, aos carinhos de Pirulito. Pirulito o levará consigo para o trapiche dos Capitães da Areia. Rezará para ele, cuidará dele, o alimentará com seu amor. Ele anda pela loja e vê que é muito fácil levar o Menino. Mas sua consciência fala mais alta o medo de Deus está presente dentro dele, com isso, fica pensando.
Ele havia jurado a Deus que só furtaria para comer ou quando fosse uma coisa que Pedro Bala o mandara. Era um pecado, não era para comer, para matar o frio, nem para cumprir as leis do grupo.
avatar
Cecília Lopes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Leticia Evelyn em Ter Jun 26, 2012 8:19 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito tinha medo de certos atos seus, pois temia que Deus o castigasse pelos seus pecados, como roubar, derrubar negrinhas no areal... Com isso, ele jurou só roubar quando fosse de necessidade e a mando de Pedro Bala.

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Pirulito andava pela cidade quando viu na vitrina, uma imagem que chamou sua atenção. A virgem segurando um menino magro, triste, dando a ideia de ser pobre, sendo que as outras imagens o menino carregado pela virgem era sempre gordo, feliz, aparentemente rico. Então Pirulito ficou pensativo se a furtava ou não.

Leticia Evelyn

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DEUS SORRI COMO UM NEGRINHO

Mensagem  Laura Assis em Qua Jun 27, 2012 3:18 pm

1)Pirulito tinha medo de pecar , pois achava que assim Deus ia castiga-lo pelos pecados, etão prometeu que só iria roubar quando fosse necessidade e amando de Pedro Bala.

2) Pirulito estava andando pela cidade quando viu na vitrina, uma imagem que lhe impressiona . A virgem da Conceição segurando um menino magro, triste, dando a ideia de ser pobre, sendo que as outras imagens o menino carregado pela virgem era sempre gordo, feliz, que parecia ser rico . Então Pirulito ficou pensativo se a furtava ou não.


Laura Assis

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta

Mensagem  Lucas Carvalho Cardoso em Qua Jun 27, 2012 6:17 pm

1)
Como os capitães eram ladrões, Pirulito achava que todos iriam para o inferno, porém eles faziam isso para sobreviver, porque eles não tinham nem casa, pai e mãe e suas vidas eram cheias de incerteza.
2)
Era um dia lindo e Pirulito andava pelas ruas pensando como Deus era bom, até se deparar em uma vitrine com a imagem da Virgem com o Menino nos braços, como se estivesse entregando-o a Pirulito. O escultor havia feito a imagem com a Virgem triste e o menino magro com se fossem pobres, ao contrário das outras imagens. Pirulito relutou ao avançar na imagem, mas, não resistiu e a roubou.

Lucas Carvalho Cardoso

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Thaís Pereira Andrade em Qua Jun 27, 2012 6:47 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito? R.: Pirulito também pensava em Deus. Ele imaginava que se eles roubassem, brigassem nas ruas, xingassem nomes não adequados, entre outros, eles poderiam ser condenados por Deus, tais como: ir para o inferno. Com isso, pensava muito antes de agir, evitava ao máximo, mais os era difícil, pois viviam de furtos.

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino". R.: Um certo dia, Pirulito estava andando pela cidade até que avistou em uma prateleira da loja uma imagem ''diferente'', pois o menino levantado pela virgem era magro e triste, fez com que pensasse que era um menino pobre. Isso atraiu a atenção do Pirulito, que via que a Virgem estava o entregando à Pirulito, e ele ficou em dúvida, se levaria ou não; não queria levar porque seria um furto, mas ao mesmo tempo sentia que o menino da imagem precisara dele.
avatar
Thaís Pereira Andrade

Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/06/2012
Idade : 20
Localização : Abaeté - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Bruno Peixoto em Qua Jun 27, 2012 7:21 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito tinha medo de alguns atos seus, acreditava no céu e no inferno, e estava pensativo sobre o assunto num belo dia. Pensou que com os atos do grupo todos ia para o inferno, mesmo sabendo que tudo o que fazia era apenas para se sustentar, e não tinha um bom futuro, sua vida era de incertezas.

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Em um certo dia, Pirulito estava andando pela cidade, e logo se deparou em uma prateleira de uma loja, uma imagem diferente, pois o menino e a virgem que o levantava eram magros e tristes, e logo fez com que pirulito pensasse que o menino fosse pobre. Pirulito ficou em duvida se levaria a imagem ou não, pois tinha feito uma promessa que apenas cometia furtos para algo de sua necessidade ou de comando de Pedro Bala. Ele não queria rouba-lo mais ao mesmo tempo sentia que o menino que era levantado pela virgem precisava dele.
avatar
Bruno Peixoto

Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 19
Localização : Abaeté - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Pedro Ramiro em Qua Jun 27, 2012 7:58 pm

1) Pirulito tomava muito cuidado com seus atos, pois temia ser castigado por Deus e só roubava quando Pedro Bala mandasse ou por necessidade.

2) Um dia Pirulito estava passeando pela cidade quando viu em uma vitrine uma imagem da Virgem da Conceição, mas essa não era uma imagem comum. O menino que a Virgem da Conceição carregava era magro e triste levando Pirulito a pensar que essa criança também era pobre. Pirulito ficou em dúvida se roubava aquela imagem ou não, pois tinha prometido a Deus que só ia roubar quando Pedro Bala mandasse ou por necessidade.

Pedro Ramiro

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 19
Localização : Abaeté, MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Henrique Assis em Qua Jun 27, 2012 8:10 pm

1)Pirulito tinha medo que DEUS o castigasse por xingar, brigar na rua, derrubar negrinhas no areal, roubar, entre outros. Por isso jurou que so roubaria se fosse necessidade ou que Pedro mandasse.
2) Pirulito andava dando bobeira pela cidade quando viu em uma vitrine uma imagem que chamou a sua atenção, pois a Santa carregava um garoto com aparência de ser pobre, magro, triste e não como os outros meninos de outras imagens que aparenta ser feliz, gordo e aparente rico.
avatar
Henrique Assis

Mensagens : 13
Data de inscrição : 15/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Arthur Lopes em Qua Jun 27, 2012 9:21 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito tinha muito medo de que todos por seu atos, sejam mandados para ao inferno, pois, tinha medo que por ele roubar, xingar nomes, derrubar negrinhas no areal dentre outras coisas, o levasse a essa sentença. Então decidiu que iria roubar somente quando fosse realmente necessário ou quando Pedro Bala ordenasse.
2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Em um dia lindo Pirulito estava andando, e numa vitrine vê em uma vitrine a imagem da Santa com a aparencia triste e segurava um menino bem magro, essa imagem para ele não era igual as outras, pois fez com que ele pensasse que aquele menino também era pobre. Pirulito não resistiu e a roubou.

Arthur Lopes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Vander Lucio em Qui Jun 28, 2012 3:48 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito temia que si pecar,seria condenado por Deus . Achava que ao roubar, brigar , xingar , jogar no chao negrinhas no areal, e outras coisas, eles estariam sendo todos a condenaçaoi ao inferno.Por isso pensava antes de agir, evitava ao máximo, mais os era difícil, pois vivia daquela vida

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Pirulito andava nas ruas da cidade quando avistou uma vitrina, uma imagem que chamou sua atenção. A virgem segurando um menino magrelo, triste, fingindo de pobre, sendo as outras imagens o menino carregado pela virgem era gordo , feliz,. Então Pirulito pensou se a furtava

Vander Lucio

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Nybia Lohanny Alves em Qui Jun 28, 2012 5:03 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito tinha medo de que se pecasse, Deus o castigaria. Então só roubava por necessidade ou quando Pedro Bala ordenasse.
2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Pirulito estava andando pelas ruas da cidade, quando viu em uma vitrine uma imagem que o chamou a atenção. Era a virgem da Conceição segurando um menino magro e triste. Chamou sua atenção justamente por isso, porque nas outras vezes que ele viu, a imagem era de um menino gordo e feliz. Pirulito ficou na dúvida se roubava ou não. Queria levar porque sentia que o menino precisava dele, mas sabia que seria furto.
avatar
Nybia Lohanny Alves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 08/06/2012
Idade : 20
Localização : Abaeté

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Fábio Augusto Resende em Qui Jun 28, 2012 5:22 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
R: Pirulito tinha medo de seus atos, tinha medo de pecar e pensava que Deus o castigaria. Ele achava que todos do bando iriam para o inferno porque faziam coisas erradas mas ao mesmo tempo ele achava certo pois não tinham casa nem família então precisavam fazer aquilo para sobreviver. Com esse pensamento ele passou a roubar só para comer e quando fosse algo q Pedro mandasse.

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
R: Pirulito estava andando pela cidade quando viu em uma vitrine um imagem que lhe chamou a atenção. A virgem estava com o Menino nos braços como se estivesse entregando a Pirulito. O Menino era magro e triste, diferente das outras imagens em que ele era gordo e feliz, isso o fez pensar que aquele era um Menino pobre. Pirulito queria pegar aquele Menino, dar-lhe carinho mas dicou em duvida, estava com medo pois aquilo seria um roubo e ele havia jurado roubar apenas para comer e quando fosse uma ordem de Pedro Bala, isso seria um pecado e pensava q Deus o castigaria.

Fábio Augusto Resende

Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/06/2012
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta

Mensagem  Ingrid Tavares em Qui Jun 28, 2012 7:20 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?

Pirulito achava que se roubasse, xingasse ou cometesse pecados queimaria no inferno , mais como ele sabe que Deus era justo fez a promessa que so ia furtar, ou cometer pecado se não tivesse jeito, si passasse fome ou frio.

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino"

Pirulito ia passando em frente uma loja onde vende santos, quadros e imagens de santos, ate que viu bem na ponta da prateleira que chega até a
porta, a imagem da Virgem da Conceição estende o Menino para Pirulito. Pirulito pensa que a Virgem está a lhe entregar Deus, Deus criança e nu, pobre como Pirulito. O escultor fez o Menino magro e a Virgem triste da magreza do seu Menino, mostrá-lo aos homens gordos e ricos. Por isso a imagem está ali e não se vende. O Menino nas imagens é sempre gordo, um ar de menino rico, um Deus Rico. Ali é um Deus Pobre, um menino pobre, mesmo igual a Pirulito, ainda mais igual àqueles mais novos do grupo exatamente igual a um de colo, de poucos meses de idade.
avatar
Ingrid Tavares

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Francielle em Sex Jun 29, 2012 6:50 pm

1:Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Por cometer varios crimes ele pensava que Deus poderia castiga-lo
e que ele poderia ir para o inferno.Assim prometeu que so roubaria caso
houvesse alguma necessidade ou se Pedro Bala mandasse.
2:Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Em um belo dia Pirulito estava andando pela rua quando viu uma imagem em uma
vidrene de uma loja de uma virgem segurando um menino magro e muito triste que
tava a impressao de um menino pobre ficou surpreso ja que nas
outras imagens a virgem segurava um menino gordo e feliz(que tava impressao de rico)
e ai ficou na duvida de roubava ou nao.
avatar
Francielle

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Sabrina Sousa em Sab Jun 30, 2012 1:03 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Ao mesmo tempo que era um ladrão, era também um cristão. Ficava pensando que apesar dos Capitães da Areia furtarem, brigarem nas ruas, eram boas pessoas e que faziam aquilo porque não tinham casa e nem pais.

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Era um belo dia, e Pirulito andava pela cidade, até que viu em uma prateleira de uma loja a Conceição com o Menino. Pirulito se impressiona com a imagem. Aquela imagem era diferente, pois o menino levantado pela virgem era magro e triste, fez com que pensasse que era um menino pobre. Isso atraiu a atenção do Pirulito, que via que a Virgem estava o entregando à Pirulito, e ele ficou em dúvida, se levaria ou não; não queria levar porque seria um furto, mas ao mesmo tempo sentia que o menino da imagem precisara dele.
avatar
Sabrina Sousa

Mensagens : 16
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Bárbara Machado em Sab Jun 30, 2012 2:42 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito? R:O debate em sua consciência era que ele tinha medo de pecar ao furtar, brigar nas ruas e derrubar meninas no areal, mesmo se a motivo disso fosse a carência de uma família ou a fome pois havia aprendido que Deus desaprovava tais ações e quem às fazia iria para o Inferno. Assim, ele ficava confuso, pois a imagem que tinha de um Deus perdoador e bondoso se contradiziam com esse Deus que punia com o Inferno.
2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino". R:Certa vez Pirulito avistou em uma prateleira de uma loja a imagem do Menino carregado pela Conceição. Essa imagem lhe chamou a atenção, pois por não retratar Jesus como um menininho gordo e de aparência rica e sim magro e triste o fez desejar se apoderar da imagem. No entanto, ele não tinha dinheiro e havia prometido furtar apenas quando Bala pedisse ou por comida, mas ele não resistiu ao impulso e roubou a imagem.

Bárbara Machado

Mensagens : 14
Data de inscrição : 09/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Michelly Arruda em Dom Jul 01, 2012 10:51 am

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?

Pirulito pensava em Deus. Apesar dos atos que eles cometiam, eles eram bons. Pensava que todos estavam condenados ao inferno. Assim tendo uma conclusão: Iria roubar só quando for necessário e fosse um pedido do chefe (Pedro Bala).

2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".

Pelas ruas, Pirulito encontra uma vitrine com objetos para seu agrado. Chegando até a porta, vê uma imagem da Virgem da Conceição que estende um menino. O escultor fez o menino magro e a Virgem triste; então Pirulito fica com dúvidas, pois se levar seria um furto, mas também via que o menino precisava da sua ajuda.
avatar
Michelly Arruda

Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 20
Localização : Abaeté - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Fernanda Andrade em Dom Jul 01, 2012 1:56 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito achava que estariam todos condenados ao inferno por fazerem o que faziam, mas que só faziam porque se não morreriam de fome.
2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
O sol era brando e claro, as flores desabrocham no jardim, vem uma calma e uma paz de todos os lados. Mas, mais belo que tudo era a imagem da Conceição com o Menino, que está na prateleira daquela loja de uma só porta. Na vitrina, quadros de santos, livros de orações em encadernações luxuosas, terços de ouro, relicários de prata. Mas dentro, bem na ponta da prateleira que chega até a porta, a imagem da Virgem da Conceição estende o Menino para Pirulito. Pirulito pensa que a Virgem está a lhe entregar Deus, Deus criança e nu, pobre como Pirulito, e fica a pensar se devia roubar o Menino.
avatar
Fernanda Andrade

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 20
Localização : Paineiras- MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Bruna Pereira em Dom Jul 01, 2012 6:10 pm

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito participava de furtos, e ao mesmo tempo era um cristão e tinha muita fé em Deus. Só roubava por necessidade, pois tinha medo que fosse castigado por Deus.
2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Pirulito vê a imagem da Virgem da Conceição que estende um menino. A imagem lhe agrada muito e fica na dúvida se rouba ou não.

Bruna Pereira

Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Ana Clara em Dom Jul 01, 2012 10:30 pm

1. Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Pirulito, ao mesmo tempo que era um ladrão, era um grande cristão de muita fé. Achava, que apesar de tudo que os Capitães da Areia faziam, eram boas pessoas, e que esta era a única opção para eles que não possuíam um lar. E em contrapartida, pensava muito em Deus, e ficava inseguro como agiria, colocando em mentes, que essas ações do grupo, os levariam para o inferno.
2. Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Pirulito, ao andar pela cidade em pleno e brando sol claro, avista a Conceição com o Menino, em uma loja com apenas uma porta. A imagem lhe chamou grande atenção, era incomum. O menino levantado pela virgem, sempre era gordo e feliz, o que passava aquela idéia de que ele era rico, mas naquela imagem da prateleira, o menino era magro e triste, o que muda suas idéias. Parecia que a Virgem entregava-o nos braços de Pirulito, mas ele não queria roubá-lo, mas via que o menino precisaria dele.
avatar
Ana Clara

Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Kennedy Oliveira em Seg Jul 02, 2012 2:44 pm

1)Pirulito tinha medo de seus atos, porque se pecasse, seria condenado
por Deus, então ele só roubava quando havia necessidade de fome.

2) Pirulito andava pelas ruas, quando viu numa vitrine que continha uma
imagem que lhe chamou sua atenção. Era a virgem segurando um menino
magrelo e triste em seus braços, mas era justamente isso que chamou sua
atenção, porque nas outras imagens ela só segurava meninos saudáveis e
felizes. Pirulito ficou com muita dúvida se roubaria ou não, ele havia jurado
que nunca mais ia roubar a não ser par se sustentar.

Kennedy Oliveira

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 20
Localização : Rua Princesa Isabel numero 274

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Letícia Terra em Seg Jul 02, 2012 2:56 pm

1 - Qual o duelo de consciência de Pirulito?
Ele pensava que todos os Capitães da Areia iam pra o inferno porque furtavam, brigavam nas ruas, xingavam nomes, derrubavam negrinhas no areal, por vezes feriam com navalhas ou punhal homens e polícias. Mas, no entanto, eram bons, uns eram amigos dos outros. Se faziam tudo aquilo é que não tinham casa, nem pai, nem mãe, a vida deles era uma vida sem ter comida certa e dormindo num casarão quase sem teto. Se não fizessem tudo aquilo morreriam de fome, porque eram raras as casas que davam de comer a um, de vestir a outro. E nem toda a cidade poderia dar a todos. Achava que por mais errado que fosse aquilo talvez Deus pudesse perdoá-los já que ele era bondoso, mas podia também castigá-los já que era justo. Desde então Pirulito prometeu roubar apenas para comer e se vestir.

2 - Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
E é esse amor e esse temor que fazem Pirulito indeciso ante a vitrina nesta hora de meio-dia, cheia de beleza. O sol é brando e claro, as flores desabrocham no jardim, vem uma calma e uma paz de todos os lados. Mas, mais belo que tudo é a imagem da Conceição com o Menino, que está na prateleira daquela loja de uma só porta. Na vitrina, quadros de santos, livros de orações em encadernações luxuosas, terços de ouro, relicários de prata. Mas dentro, bem na ponta da prateleira que chega até a porta, a imagem da Virgem da Conceição estende o Menino para Pirulito. Pirulito pensa que a Virgem está a lhe entregar Deus, Deus criança e nu, pobre como Pirulito. O escultor fez o Menino magro e a Virgem triste da magreza do seu Menino, mostrá-lo aos homens gordos e ricos. Por isso a imagem está ali e não se vende. O Menino nas imagens é sempre gordo, um ar de menino rico, um Deus Rico. Ali é um Deus Pobre, um menino pobre, mesmo igual a Pirulito.


Letícia Terra

Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Deus Sorri Como Um Negrinho

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum